SMC Corporation é a mais nova signatária do Pacto Global Nações Unidas

A SMC Corporation é, a partir deste ano, uma das empresas signatárias do Pacto Global Nações Unidas, da ONU, o que demonstra seu comprometimento com os princípios universais dos Direitos Humanos, do Trabalho, do Meio Ambiente e do combate à corrupção. Leia o texto abaixo e confira os detalhes!

No final de abril de 2024, a SMC Corporation deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável: a assinatura do Pacto Global Nações Unidas, da ONU (Organização das Nações Unidas).

O programa, que é a maior e mais expressiva iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, foi lançado em 2000 e consiste em uma chamada para que empresas de todo o globo alinhem suas operações, produções e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O principal objetivo do Pacto Global é que, ao assinarem o compromisso, as organizações desenvolvam ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade em escala mundial.

“Temos orgulho de fazer parte de um movimento global de empresas e stakeholders sustentáveis. Como signatária do Pacto Global Nações Unidas, a SMC está comprometida em alinhar suas estratégias e operações com princípios universais sobre Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção”, destaca a empresa.

Atualmente, o Pacto Global Nações Unidas conta com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais, com abrangência e engajamento em 162 países.

Conforme aponta a ONU, o Pacto Global não deve ser considerado um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais.

“O Pacto Global Nações Unidas é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras”, explica a Organização.

Os dez princípios do Pacto Global

O Pacto Global Nações Unidas defende dez princípios universais, que derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Ao assinar o Pacto Global, a SMC Corporation se compromete a cumprir os seguintes princípios em todas as suas estratégias e produções:

Direitos Humanos

– Apoio e respeito à proteção dos Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente;
– Garantia de não participar de ações que violem esses Direitos.

Trabalho

– Apoio à liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
– Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
– Abolição efetiva do trabalho infantil;
– Eliminação da discriminação nos ambientes laborais.

Meio ambiente

– Apoio a abordagens preventivas aos desafios ambientais;
– Desenvolvimento de iniciativas que promovam maior responsabilidade ambiental;
– Incentivo ao desenvolvimento e à difusão de tecnologias ambientalmente agradáveis.

Anticorrupção

– Combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive por meio de práticas de extorsão e propina.

 

Compartilhar:

SOBRE A SMC CORPORATION

A SMC Corporation, com sede em Tóquio no Japão, foi estabelecida em 1959 como fabricante de filtros de metal sinterizado sob o nome de Sintered Metal Company e que posteriormente, foi alterado para SMC Corporation em 1985. Em 1987 abriu o seu capital na Bolsa de Valores Japonesa. Em 1972 iniciou as suas operações no mercado industrial dos EUA e hoje, a sede norte-americana está localizada na cidade de Noblesville, Indiana.