AIR MANAGEMENT SYSTEM: O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

O uso de sensores nas indústrias: quais são seus benefícios e como escolher o modelo ideal?

O uso de sensores nas indústrias: quais são seus benefícios e como escolher o modelo ideal?

Os sensores industriais considerados essenciais para otimizar processos e impulsionar a produtividades em fábricas de diferentes segmentos. Leia texto abaixo, produzido pela SMC do Brasil, e saiba como escolher o modelo ideal para as necessidades de sua indústria.

 Na era da automação industrial, os sensores emergem como peças-chave na busca pela eficiência e produtividade nas fábricas.

Isso porque esses dispositivos, muitas vezes pequenos e discretos, têm papel fundamental em qualquer tipo de automação e estão presentes em toda a indústria. Os sensores, por sua vez, estão relacionados ao monitoramento e à leitura de diversas grandezas e variáveis importantes para os processos. 

Com base nos dados obtidos pelos sensores, as máquinas e sistemas automatizados podem ajustar seu funcionamento de forma autônoma, o que possibilita a minimização de erros, a redução de desperdícios e a maximização da eficiência operacional. 

Esses dispositivos, portanto, têm se tornado cada vez mais avançados, oferecendo alta precisão e confiabilidade. Além disso, são capazes de se integrar facilmente a sistemas de controle, redes de comunicação e plataformas de análise de dados, permitindo a criação de um ambiente de produção inteligente e conectado. 

É válido destacar que, atualmente, existem, também, sensores chamados de magnéticos. Estes, por sua vez, são ativados pelo ímã presente no êmbolo dos atuadores pneumáticos e, com isso, possibilitam a identificação da posição atual do cilindro (se está avançado ou recuado). 

A SMC também possui sensores magnéticos para cilindros em sua linha, mas neste artigo, você irá conferir informações sobre os sensores de pressão, vazão e temperatura.

Quais são os benefícios dos sensores industriais?

Ao utilizar sensores industriais, as empresas podem monitorar continuamente seus processos, além de identificar possíveis falhas ou anomalias de forma antecipada e implementar ações corretivas imediatas. Contudo, é possível apontar outras vantagens:

Economia de energia, eficiência operacional e qualidade

A SMC possui em sua linha de produtos sensores para monitorar pressão, vazão e temperatura de fluidos (especialmente ar comprimido e água). Esses dispositivos possuem um papel indispensável ao permitir que as empresas monitorem seus processos, o que gera eficiência operacional, economia de energia e qualidade de seus produtos finais.

Manutenção preditiva

Ao monitorar continuamente o desempenho das máquinas e equipamentos, é possível identificar padrões nos valores medidos.

 Assim, problemas podem ser facilmente identificados quando houver variação nos valores entendidos como padrão, por exemplo: aumento no consumo de ar comprimido (possível vazamento), aumento do consumo de energia (possível sobrecarga, ou falha em componentes), aumento repentino da temperatura e outros. 

A identificação de valores anormais possibilita, ainda, rápida tomada de ação para correção de problemas.

Automação inteligente

Os sensores ou transdutores, como também podem ser chamados, podem se comunicar entre si e com outros componentes de máquinas na indústria, o que possibilita a automação inteligente, além de maior flexibilidade, precisão e rápida adaptação às demandas da fábrica.

Integração via redes industriais

 Com a integração dos sensores em redes industriais, é possível obter dados em tempo real de diferentes etapas dos processos industriais, o que facilita ainda mais a comunicação entre componentes e o monitoramento.

Segurança

Os sensores podem, ainda, desempenhar um importante papel para aumento da segurança na operação. Por exemplo: ao detectar que um circuito está pressurizado, ao detectar quedas de pressão (risco de queda de cargas), entre outros.

Quais são os principais modelos de sensores industriais?

Existem diversos modelos de sensores industriais, cada um projetado para atender a necessidades específicas da indústria.

Sensores de pressão (pressostatos)

A SMC possui em sua linha diversos modelos de sensores de pressão, com diferentes opcionais em cada um dos modelos.

É válido destacar que estes dispositivos podem enviar sinais analógicos ou digitais ou até mesmo se comunicar em redes industriais. Veja abaixo alguns dos principais sensores de pressão que compõem o portfólio de produtos da SMC:

– Sensores de pressão com display integrado:

Nesse tipo construtivo, o sensor e o display estão reunidos num único componente.

 

Legenda – Foto 1: Sensor da Série ISE20.

– Sensores de pressão com display remoto:

Nesse tipo construtivo, os sensores podem ser instalados em locais não visíveis ou inacessíveis, além de poderem ser conectados via cabo a um display controlador instalado em painel ou local visível.

Legenda – Foto 2: Sensores das Séries PSE57 e PSE200, respectivamente.

– Sensores de pressão diferencial:

Os sensores de pressão do tipo diferencial são capazes de comparar valores de pressão de dois pontos diferentes do circuito, o que permite, facilmente, identificar quedas de pressão (causadas por filtro saturado, por exemplo), ou, ainda, detectar variação de nível de líquidos em reservatórios.

Legenda – Foto 3: Sensor da Série PSE550.

– Sensores de pressão mecânicos:

Diferentemente dos modelos mencionados anteriormente, que funcionam com sinais elétricos analógicos ou digitais, existem também sensores mecânicos, nos quais a pressão do fluido comuta um contato elétrico.

Legenda – Foto 4: Sensores das Séries IS10, IS3000 e ISG.

Sensores de vazão (fluxostatos)

 A SMC possui uma vasta linha de sensores de vazão, especialmente para ar comprimido e água. Além disso, conta com modelos compatíveis com outros fluidos. Os principais tipos podem trabalhar com sinais analógicos ou digitais e, ainda, se comunicar em redes industriais.

Veja abaixo alguns dos principais sensores de vazão que compõem o portfólio de produtos da SMC:

– Sensores de vazão com display integrado:

Nesse modelo, o sensor de vazão possui um display controlador integrado num único produto.

Legenda – Foto 5: Sensores da Série PF2MC7 .

– Sensores de vazão com display remoto:

O sensor de vazão com display remoto, por sua vez, pode ser instalado em local não visível ou inacessível, além de ser conectado através de um cabo ao display montado em painel ou local visível.

Legenda – Foto 6: Sensores da Série PF2D.

– Sensores de vazão com sensor de temperatura integrado:

Os sensores de vazão que contam com um sensor de temperatura integrado permitem monitorar vazão e temperatura do fluido com apenas um dispositivo. O produto está disponível com display remoto ou integrado.

Legenda – Foto 7: Sensores da Série PF3W.

– Sensores de vazão mecânicos (fluxostatos):

Os fluxostatos são componentes capazes de comutar um contato elétrico de acordo com o valor da vazão do fluido. A comutação desse contato elétrico pode ser feita através de uma palheta ou por diafragma.

Legenda – Foto 8: Sensores das Séries IFW5 e IF3 .

Conheça os sensores industriais da SMC

Se você deseja saber mais sobre os sensores industriais desenvolvidos, fabricados e comercializados pela SMC, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas para que um de nossos profissionais tire todas as suas dúvidas:

Formulário de contato: clique aqui
E-mail: cotacao@smcbr.com.br
Telefone: (11) 4082-0600
Instagram: @smcdobrasil
LinkedIn: SMC Automação do Brasil

A SMC do Brasil está sempre disponível para te atender com excelência. Entre em contato conosco!

Compartilhar:

SOBRE A SMC CORPORATION

A SMC Corporation, com sede em Tóquio no Japão, foi estabelecida em 1959 como fabricante de filtros de metal sinterizado sob o nome de Sintered Metal Company e que posteriormente, foi alterado para SMC Corporation em 1985. Em 1987 abriu o seu capital na Bolsa de Valores Japonesa. Em 1972 iniciou as suas operações no mercado industrial dos EUA e hoje, a sede norte-americana está localizada na cidade de Noblesville, Indiana.