A SMC foi homenageada, em agosto, com o Troféu Manufatura Avançada, da ABIMAQ, por sua participação no projeto colaborativo durante a edição da FEIMEC de 2016. O troféu foi dedicado às empresas e instituições de apoio que contribuíram na realização do Projeto Demonstrador de uma Linha Conceito da Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 no Brasil, idealizado pela ABIMAQ e apresentado na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC em 2016 e 2018, e na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – EXPOMAFE em 2017.
Troféu ABIMAQ Manufatura Avançada SMC - Indústria 4.0Kaori Isogai Yoneoka, gerente de Vendas da SMC, representou a empresa na entrega do troféu e comentou a participação no projeto: “Para nós foi gratificante colaborar com o projeto Manufatura Avançada, tecnologia que vem sendo rapidamente adotada por todo tipo de indústria. Estamos preparados para essa nova tendência tecnológica, pois contamos com mais de 1 mil engenheiros na SMC Corporation dedicados a pesquisas e desenvolvimento de novos produtos para o mercado mundial, baseados nas necessidades atuais e futuras dos nossos clientes.”
A cerimônia de entrega contou com a apresentação do estudo Indústria 2027, que trouxe à discussão os desafios do setor diante de tecnologias da Indústria 4.0. Segundo Kaori, o tema Manufatura Avançada — ou Indústria 4.0 — refere-se à quarta revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede. “Podemos citar como exemplo a nova Tecnologia Wireless desenvolvida para EX600 lançada pela SMC Japão e apresentada no nosso stand na Fispal deste ano”, afirma.
Para a ABIMAQ, o projeto Manufatura Avançada revelou e provocou, entre outros, o talento da engenharia nas empresas brasileiras; a importância de trabalhos colaborativos; a necessidade de apoio político, institucional e financeiro para projetos voltados à Indústria 4.0; soluções tecnológicas como uma realidade de mercado; melhoria no ambiente de negócios; a importância de promoções comerciais para tecnologias brasileiras; e o avanço no sistema de educação profissional.